Parario 2016

Sábado, 16 de Dezembro de 2017

RIO SOROCABA

Reconhecido como um dos principais do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, cujas cabeceiras se encontram nas cidades de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque. É o afluente mais importante da margem esquerda do médio Tietê, drenando 5269 Km2, com trecho superior situado no Planalto Atlântico e com seu restante na depressão periférica. A totalidade da sua bacia abrange atualmente 18 municípios.

Com uma barragem em Votorantim represando as águas do mesmo rio Sorocaba, é formado o reservatório de Itupararanga, conhecida como a antiga "Light", importante manancial da região que banha os municípios de Ibiúna, Mairinque, Alumínio, Piedade e Votorantim, onde após seu barramento esse rio atravessa os municípios de Votorantim e Sorocaba, percorrendo então os 180 Km exclusivamente em zona rural, antes de desembocar no rio Tietê, em Laranjal Paulista.

O rio Sorocaba faz parte da importante Bacia Sorocaba/ Médio Tietê e em Sorocaba, percorre aproximadamente 38,8 Km de extensão, tendo como principais afluentes o rio Sarapui, Tatuí e os seus formadores. Apesar de sua grande relevância para a cidade e toda a região, encontra-se hoje poluído e a qualidade de suas águas é considerada muito insatisfatória. Um projeto de despoluição está em andamento, com sua ambiciosa pretensão de despoluí-lo completamente.

Com o objetivo de conscientizar a população para refletir sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do Rio Sorocaba e preservação dos mananciais, foi realizada uma série de ações neste ano. É a Semana do Rio Sorocaba, que comemora seu dia em 22 de março, mesma data do Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU em 1993. As atividades procuram mostrar o papel do rio Sorocaba para a cidade e região, a diversidade da fauna e sua despoluição.

A escultura do Parque das Águas, é obra de Chico Niedzielski. A inspiração veio do fascínio pelas formas esféricas, o ser humano, a eternidade do tempo e a infinitude do espaço. O círculo é Deus e Criação é sua realização. É o que simboliza a grande escultura vermelha no lindo parque do Jardim Abaeté, localizado às margens do Rio Sorocaba, produzida em aço, que levou 4 meses para ficar pronta e pesa 80 toneladas: um marco para Sorocaba.

Qualidade da água do rio Sorocaba Qualidade da água do rio Sorocaba