Parario 2016

Sábado, 16 de Dezembro de 2017

TURISMO RELIGIOSO

MOSTEIRO DE SÃO BENTO MOSTEIRO DE SÃO BENTO

A Igreja de Sant´Ana e o Mosteiro de São Bento são marcos da história da cidade. Construída em 1660, a igreja foi a primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, antes da matriz receber o mesmo nome. O início das obras do famoso Mosteiro datam de 1667, mas somente após 1690 a construção foi concluída. Propriedade do fundador de Sorocaba, Baltazar Fernandes, tal local foi doado aos padres beneditinos de Parnaíba. A capela tem altar todo trabalhado em ouro.

Em 2001, estabeleceu-se a finalidade de angariar recursos à restauração. O apoio é buscado junto a poderes públicos, empresariado e sociedade em geral. Fizeram levantamentos de campo nas estruturas das edificações, compreendendo o Convento e a Capela do Mosteiro. A avaliação é do grau de comprometimento estrutural em função de deteriorações ocorridas ao longo dos anos e das anomalias nas construções. A primeira fase das obras está executada.

CATEDRAL METROPOLITANA CATEDRAL METROPOLITANA

Erguida há mais de 300 anos, a primeira matriz local foi dedicada a Nossa Senhora da Ponte. Aqui no mesmo lugar, foi inaugurada a segunda matriz, em 1783, já com algumas modificações em sua arquitetura. No seu interior há pinturas de Ernesto Tomazzini e Bruno de Giusti além da imagem de Nossa Senhora da Ponte, que é padroeira da cidade, no estilo barroco de 1771. Em 2002, a matriz foi totalmente restaurada, recebendo pintura, iluminação e paisagismo.

O sino Nossa Senhora da Ponte, pesa quase 3 toneladas. É o terceiro maior no país (perdendo só para os sinos do Mosteiro de São Bento de São Paulo e da Basílica de Nossa Senhora Aparecida). Foi fundido em Sorocaba em 1945, na Indústria de Sinos Samassa. Para o jubileu de diamante do acionamento do sino (60 anos), teve cerimônia na Catedral. Foram lançados selos e carimbos alusivos à data, visita do Papa Bento 16 e canonização de Frei Galvão.

www.youtube.com/watch?v=BDd2JB7XKww

FREI GALVÃO: SANTO DO BRASIL FREI GALVÃO: SANTO DO BRASIL

Em Sorocaba o novo santo do Brasil deixou sua marca de homem de fé. Fundou aqui em 1811 o Mosteiro da Imaculada Conceição e Santa Clara. Segundo relatos ele permaneceu na cidade por quase um ano, à frente dos trabalhos para a fundação do Recolhimento. O convento então construído na rua São Bento onde fica o Conjunto Santa Clara, hoje é no Jardim Vera Cruz: as famosas “pílulas milagrosas de São Galvão” ainda continuam sendo distribuídas gratuitamente.

Assim, Sorocaba teve motivos para comemorar a beatificação de Frei Galvão, que já se tornou o primeiro Santo do nosso país. A cada exaltação do Papa alemão ao único santo brasileiro, entusiasmava os seus antepassados. O sorocabano guarda também na memória os inesquecíveis momentos ao lado do religioso, por exemplo segurando a lamparina para poder iluminar todo o incansável trabalho noturno feito em Sorocaba, durante as obras do Frei na obra do mosteiro.

CAPELA DO DIVINO CAPELA DO DIVINO SÃO JUDAS TADEU SÃO JUDAS TADEU CAPELA DE SANTIAGO CAPELA DE SANTIAGO
JOÃO DE CAMARGO JOÃO DE CAMARGO

Ainda hoje a sua Capela recebe visitantes devotos na Avenida Barão de Tatuí. Homem dotado de dons espirituais e de curas, chegou a Sorocaba aos 22 anos. Ele conseguia curar diferentes doenças, através dos óleos ou ervas, sem usar nenhum outro artifício. Na capela, foi procurado por pessoas do mundo inteiro e levou uma vida dedicada aos mais necessitados. O ex-escravo ganhou fama como milagreiro e líder religioso, tendo sido enredo de Escola de Samba (2003).

Em 2006, ganhou as telas do cinema, em "Cafundó: uma Ficção Sobre João de Camargo". Foi revivida nas telas, a história do líder milagreiro sorocabano, João de Camargo, da comunidade do Cafundó (Salto de Pirapora). Tropeiro, deslumbrou-se com o mundo do final do século XIX, que se urbanizava e tinha a convivência conflituosa com a cultura rural. Viveu em Sorocaba de 1888 até morrer em 1942, como lenda. Sua imagem está em lojas de artigos religiosos do país.

Igreja Bom Jesus dos Aflitos Igreja Bom Jesus dos Aflitos
SANTA RITA DAS ROSAS SANTA RITA DAS ROSAS

Quatro mil fiéis estiveram em maio de 2012 na paróquia de Santa Rita de Cássia, na tradicional Bênção das Rosas. As flores de várias cores levadas pelos fiéis devotos da santa, transformam a igreja em imenso jardim. Muitos pedidos para restabelecimento da saúde e emprego, além de agradecimentos por graças antes alcançadas, foram feitos à "santa das causas impossíveis". A cerimônia teve ainda a presença do arcebispo metropolitano de Sorocaba dom Eduardo Benes.

O início da Bênção e o fim da novena em louvor à santa foram anunciados pelos fogos ao meio dia. A festa, que se repete há 56 anos na igreja da Vila Santana, comporta 1500 fiéis sentados. Os demais, ficam nos cantos da igreja e no estacionamento, onde a cerimônia é transmitida por telão e presidida pelo pároco. O sermão do Arcebispo, pediu para fiéis que se espelhassem na vida da Santa Rita de Cássia e praticassem o perdão com um amor incondicional a Cristo.

ROMARIA DE APARECIDINHA ROMARIA DE APARECIDINHA

A capela de Nossa Senhora Aparecida conhecida como “Igreja de Aparecidinha”, foi construída em 1785 e é a segunda no Brasil dedicada à devoção da padroeira do país, que é a Nossa Senhora de Aparecida, sendo que a primeira é aquela famosa internacionalmente e localizada no município de Aparecida do Norte, entre São Paulo e Rio de Janeiro. As construções prediais em taipa são suas atrações, no bairro histórico de Sorocaba ao lado da rodovia Castelinho.

Duas vezes ao ano são realizadas ali as Romarias de Aparecidinha, de uma tradição bicentenária, onde a linda imagem da nossa Santa maior segue desde a Catedral Metropolitana de Sorocaba até a Igreja da Aparecidinha no segundo domingo de julho, retornando daí à Catedral em 1° de janeiro. Esses eventos reúnem sempre os milhares de fiéis que percorrem à pé os 14 km nos 2 sentidos acompanhando a Santa, em ação de graças e cumprindo promessas.

IGREJAS DE APARECIDINHA IGREJAS DE APARECIDINHA
Arcebispo e Prefeito Arcebispo e Prefeito
Seminário Diocesano Seminário Diocesano
PADROEIRA: NOSSA SENHORA DA PONTE PADROEIRA: NOSSA SENHORA DA PONTE Paixão de Cristo (Vila Assis) Paixão de Cristo (Vila Assis)
ASSEMBLÉIA DE DEUS ASSEMBLÉIA DE DEUS